domingo, 21 de julho de 2013

Pequenos milagres - Mídia Ninja


Imagem retirada do perfil do Facebook do Midia Ninja:
https://www.facebook.com/midiaNINJA?fref=ts
E-mail: midianinja@gmail.com 


Faz tempo que não me iludo com grandes multidões. Desde que os lemas coxinhas se tornaram voz corrente nas manifestações deixei de acreditar em números. Os pequenos milagres me deixam muito mais confiante. Por isso que aquele pequeno pessoal na frente do Copacabana Palace me deixou mais esperançoso do que a tal marcha de 1 milhão de pessoas na Rio Branco.

Os pequenos milagres na mídia digital também me fazem confiante, mesmo diante das dezenas de mensagens e notícias prontas que a maioria das pessoas envia e publica por e-mail ou pelo "face" e depois repete em rodas de amigos. Impressionante como a mesma pessoa que posta frases e gifs. que retratam absurdos conservadores que não resistem à mais elementar reflexão, agora, posta um vídeo do Mídia Ninja e grita:  - Absurdo!

No mar de afirmativas categóricas dos jornalões, a movimentação da mídia independente começa a fazer diferença. Esse exercício do "fazer pensar" no lugar do "fazer dizer" é inestimável A crueza das imagens falam por si. Tire suas conclusões. Em toda essa "baderna" de manifestações o discurso de democratização da mídia se torna cada vez maior, mesmo quando não é dito expressamente. A mídia digital alternativa é parte integrante do movimento, de sua rotina, acredito que dele seja inseparável. Felizmente, chegou para ficar. Um pequeno milagre.

Não preciso mencionar o enorme papel do Mídia Ninja para o conhecimento da verdade. Para que um número pequeno de pessoas soubesse de fato o que acontece nas ruas. Esse número é realmente pequeno, se compararmos aos da TV, mas já é grande o suficiente para fazer diferença. Se somarmos isso aos vários "repórteres" voluntários e de ocasião a mídia digital independente mostra o começo do fim para os monopolistas. O espaço é dividido, mesmo que eles não queiram. Você não monopoliza o espaço digital e isso cresce diariamente.

Me delicio com a cara de pânico que algumas gralhas da TV tentam esconder através de uma máscara de revolta. Certo que se perguntam quantas pessoas em casa estarão rindo daquilo, enquanto as imagens da mídia independente são reproduzidasa através da web, presente em qualquer lugar ou aparelho.

A entrevista com o Prefeito me parece um divisor de águas. A autoridade máxima do Executivo carioca reconhece a importância da audiência do Mídia Ninja. Não pude ver ao vivo, vi pelo youtube (o endereço está no final), mas antes de ver naveguei pelo perfil deles no facebook. Confesso que algumas críticas do povo não me preocuparam, faz tempo que aprendi que os comentários de internet são como cocô na calçada em um lindo sábado de sol. Você passa por eles, lamenta e logo esquece. O que realmente me deixou um pouco apreensivo foi a nota do próprio Mídia Ninja.

Depois que vi a entrevista, achei a autocrítica exagerada, sinceramente. Acho que eles deviam festejar, não só o passo dado, mas o desempenho também. Que estejam certos que o desempenho, para alguns telespectadores, ao menos para um, o chato que escreve aqui, foi muito bom, digno de comemoração. Digno de comemoração, também, é que a equipe medita sobre o que faz e pratica a autocrítica.  

Dudu tergiversou? Claro que sim! Ele faz isso em debate eleitoral, com gente mais experiente! Mas, em compensação, não resistiu a dar alfinetadas em seu companheiro de partido e foram mais de uma! Por mais óbvia que pareça a situação, acho que o pessoal do Mídia Ninja merece o crédito por ter posto o Prefeito nessa posição. Ele sabia que ia ser questionado sobre isso e aceitou a entrevista. Se topou é porque dá importância para a audiência. Preferiu o risco ao silêncio.

Eduardo Paes criticou a atuação policial e deixou claro não concordar com o choro cabralesco em direção à oposição, por mais que a justificativa para essa discordância me tenha soado meio cínica. Novo golaço do Mídia Ninja.

A questão dos BRT's, não só forneceu esclarecimentos interessantes, principalmente sobre a falta de veracidade nas informações propagadas pela Prefeitura, mas também expôs o que todos parecem concordar. O Rio de Janeiro precisa de um plano adequado para o transporte, um plano de longo prazo, que elimine o uso exagerado dos ônibus, que mantenha os carros das pessoas nas garagens e, se até o prefeito concorda com isso, já que ele mesmo disse que "adoraria colocar metrô em tudo", está aí um importante motivo de cobrança. A população deveria cobrar não só do Eduardo Paes, mas de todo e qualquer prefeito do Rio de Janeiro. Isso deveria ser objeto de um movimento constante e máxima vigília.  

Um outro pequeno milagre do Mídia Ninja foi que eles apertaram o Prefeito o suficiente para que ele falasse sobre parte da elite tupiniquim, os donos das carruagens. Lógico que ninguém acredita no "não sei de nada" dele, mas, novamente, o interesse privado, mesquinho e corrupto que gera todo o problema de mobilidade nas nossas cidades foi exposto. 

Achei importantes as várias outras perguntas que o Prefeito conseguiu não responder. Não respondeu de forma suficiente as questões das remoções e da elitização de certos espaços da cidade. Na verdade, ele conseguiu se esquivar bem da questão sobre a elitização do Maracanã, jogou a bola para os cartolas. Contudo, a ênfase nessas questões mostrou uma mensagem importante. O Mídia Ninja mostrou a que veio, mostrou que vai ficar do lado dos que foram enxotados por seus choques de ordem, pela sua Guarda Municipal, tão grotesca e truculenta quanto a polícia do Cabral, em incontáveis ocasiões. Essa mensagem foi um aviso: - Estaremos lá do outro lado, mostraremos como as coisas realmente acontecem. Outro pequeno milagre. Parabéns ao Mídia Ninja!

*entrevista Mídia Ninja com Eduardo Paes: http://www.youtube.com/watch?v=ansb4drmgQU

Nenhum comentário:

Postar um comentário