sexta-feira, 19 de julho de 2013

Black Block no Leblon




Vou ser cabotino, mas minha cabotinagem tem uma circunstância atenuante: destaco que não fui o único. Fomos muitos a apontar o assanhamento dos sentimentos mais reacionários da nossa comunidade desde o início das manifestações. Uma das tentativas mais gritantes disso foi a forma como a Mídia Corporativa retratou o ataque dos manifestantes radicais à ALERJ, mês passado. O destaque incessante do vandalismo era aliado de uma estranha omissão da P.M., os objetivos eram claros, aumentar a repressão.

O mesmo golpe teve início na última quarta, na manifestação do Leblon. Depois de serem denunciados pela mídia independente, pela sinceridade das redes sociais, eles precisavam de algo mais, por isso esse novo golpe foi mais ousado, falou-se em arma letal. Continuarmos nesse caminho, teremos um novo espetáculo midiático de "bandidos", que agora são chamados de "vândalos" correndo sob uma chuva de balas. Tal qual no episódio da UPP, os conservadores vão torcer e rir sadicamente, enquanto a Grande Mídia, protegida pelas armas, vai poder filmar de perto, da rua, de onde foi expulsa pelos manifestantes inúmeras vezes.

Não acredito que isso vá acontecer, a sandice das autoridades cariocas não chegaria a esse ponto, entretanto, para quem quer realmente mudança, essa nova investida pode ser uma má notícia. A baixaria da Mídia expulsa da rua vai aumentar.

A Mídia Mafiosa, agora, tem muito o que falar: eles já podem destacar que o bairro boutique do Rio de Janeiro foi destruído por vândalos e as madames cansadas já começam com mesmo discurso patético do abaixo assinado de outrora: que vão reclamar no Palácio Guanabara, que saiam do Leblon.

Nauseante a forma como a elite conservadora, informada e letrada, imediatamente correspondeu ao discurso espetaculoso, se levantou e rapidamente ficou ao lado da Grande Mídia no ativismo contra os vândalos que tiveram a audácia de enfeiar o Leblon. Eles não querem mais lembrar das mortes do final de junho na Maré, nem da atuação psicótica nas ruas de Laranjeiras, nem do garoto desaparecido da Rocinha, eles querem que os vândalos sejam presos ou fiquem fora do Leblon.

Os manifestantes conservadores não querem que os vândalos quebrem bancos, querem continuar gritando fora Cabral e fingem esquecer que é justamente o que os bancos representam o motivo real pelo qual eles estão na rua. Os manifestantes civilizados não precisam dessa profundidade, atacar o governo lhes satisfaz. Os bancos não são parte do problema, os corruptos são o problema!

Os vândalos, irracionais que quebram bancos, são tão irracionais que conseguem ser um dos poucos a ver a quem os corruptos obedecem. São os bárbaros os poucos a ver que se não apontarmos os capitalistas inescrupulosos, não mudaremos coisa alguma.

Os manifestantes conservadores, agora, ajudam o Estado que lhes atirava bombas e bala de borracha, com seus dedos apontados para o Black Block, até serem duramente surrados em uma atuação policial sem omissão proposital, isso se voltarem pra rua.

Fotógrafo: https://www.facebook.com/claudinei.souza.771
http://www.claudineisouza.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário