sábado, 22 de junho de 2013

O vinagre e suas essências #política

Post meu publicado no Facebook sobre tudo o que está acontecendo no Brasil, após alguma troca de ideia (créditos após aprovação) incluí notas de revisão. Uma conclusão um tanto quanto apressada sobre o momento. Busquei todo tipo de informação em uma busca frenética por conhecimento, uma tentativa apressada de entender tudo o que acontecia e imaginar o máximo de possibilidades. Os dias foram uma montanha russa de emoções para muita gente, inclusive para mim, fui da euforia de ver um movimento popular histórico, para a tensão e pavor absoluto de um regime totalitário. Bipolaridade? Neurose? Vai saber, mas fiquei realmente preocupado.

Não sei se realmente aumentei a dimensão das coisas, se ainda estou aumentando, mas ainda sinto uma tensão. Dia tranquilo no Rio, mas as manifestações continuam, sabe-se lá com que gritos de ordem. Os que estão aqui na frente do Palácio Guanabara se resumem a chamar as pessoas pra rua e mandar o Sérgio Cabral fazer o de sempre. Eles parecem só um eco das poucas pessoas que ainda postam mensagens conclamando os fiéis à "revolução" do vinagre. A calmaria do sábado, mesmo que seja um alívio para mim, traz também aquele pensamento de que os verdadeiramente mal intencionados esperariam as pessoas baixarem a guarda para, rapidamente, fazer algo irreversível. Embora não acredite que isso possa acontecer, não acho que a hipótese seja tão remota que me faça parar de torcer para que nossas instituições democráticas se mantenham.

Esse pequeno texto, após o arrefecimento das sensações dúbias que ainda transitam pela minha alma, me parece um berro, mas não poderia ser outro a inaugurar este espaço. O nervosismo era tanto que resolvi escrever minhas conclusões, mais do que um berro, acho que foi um mantra.

Agradeço aos amigos que me estimularam a publicá-lo no facebook, o que me levou a fazer este blogue. Minha relutância vinha do medo de me transformar no que mais tenho pavor no mundo digital. Palpiteiros irresponsáveis. Espero que o bom senso que suspeito ter me impeça de postar algo assim.

Deixo o link para o texto que menciono por ser realmente fantástico, ótima leitura.


  • Vitor Cardoso
    Ótimo texto sobre tudo isso que está acontecendo, na verdade ela menciona várias das minhas preocupações sobre esses dias tão movimentados no Brasil. Pode ser até que vocês discordem de algumas colocações, mas é uma análise muito boa da coisa.
    Hoje a coisa virou um carnaval, temos o velho anti-partidarismo + nacionalismo dos discursos conservadores, mas ao menos o pessoal do Movimento Passe Livre conseguiu a revogação do aumento e quase todas as assinaturas para fazer uma CPI e quem sabe dar uma paulada nessa velha máfia e conseguir melhorias significativas a médio e longo prazo.
    Acho interessante também todo esse questionamento sobre a copa. Eu sempre fui contra isso e acho que os envolvidos devem pagar o preço (mesmo que seja apenas político) desse equívoco.
    Andei pensando muito sobre o assunto e, claro, tenho preocupações (sobre o encampamento burguês da manifestação, sobre a "aliança" com a grande mídia, sobre esse grito conservador, genérico e etc), mas, no final das contas, acho que podemos ter bons resultados. Quem sabe não estamos diante de um embrião de uma profunda modificação no nosso sistema tradicional de representação política?*1.
     A verdade é que seguimos a velha democracia capitalista européia e podemos trazer inovações que não sejam repetições de antigos fenômenos.*2
    O mundo muda e quem disse que o Brasil não pode ser um dos protagonistas de mudanças históricas na democracia?*3
    Podemos estar diante de um aumento significativo de formas de participação direta da população. Muito melhor um discurso direto inovador do que o diálogo de hoje, baseado em poder econômico. E o melhor disso tudo é que esse velho sentimento conservador, oligárquico não precisa desses novos canais, pois já tem voz.*4
    Eles gritam agora, porque sempre gritaram, mas vai ficar nisso aí, até porque, no fim, cá pra nós, que grandes vantagens podem obter esses fascistazinhos de facebook, todos moradores da zona sul, ou provenientes dela? Isenção de imposto no IPad?
    Os movimentos como o Passe Livre poderão ter uma imensa oportunidade de fazer valer sua mensagem, ou seja, no fim, tudo isso pode aumentar a voz dos excluídos, de quem realmente precisa de voz.
    Digamos, assim, que a coisa aconteça como os velhos derrotistas, normalmente reacionários, afirmam: "no Brasil dá tudo errado". O que terão perdido as pessoas que realmente precisam do que foi conseguido com esse barulho todo? Nada. Já não tinham nada e hoje conseguiram, ao menos, uma oportunidade de melhoria.
    Talvez tudo disso valha de nada, não tenha efeito direto nenhum a não ser a redução dos R$ 0,20? Só de pensar no imenso alívio de gente muito pobre eu fico feliz.
    Mesmo que fique nos R$ 0,20, o pessoal do Movimento não perdeu tempo. Ganhou visibilidade, experiência e poderá introduzir vários de seus membros na política, levando, por mais que as pessoas deturpem isso, a herança daquele Movimento pra política do País. Nesse ponto, me arrependo de ter "denunciado" os oportunistas da velha direita que pegaram ou tentaram pegar carona na manifestação. Por mais que realmente sejam oportunistas, realmente nunca fizeram nada para ajudar os engajados movimentos sociais que iniciaram a coisa toda, acabei fazendo coro a esse pessoal conservador que por ignorância ou malícia, passou a tratar como aproveitador todo e qualquer político ou partido.
    Quem sabe essa demonstração de mobilização não aumente as ambições e resultados de partidos que atualmente possuem reduzida representação? Na minha opinião, isso seria bom para a nossa democracia e esse, por si só, já seria um bom resultado.
    Fora do campo do "talvez", eu acho que tudo isso é um importante aviso aos grandes partidos. De fato há um vácuo na comunicação com a juventude, principalmente os estudantes.Tenho lido e visto muita coisa sobre o assunto e realmente concordo com as pessoas que afirmam que os grandes partidos perderam o diálogo com bases eleitorais importantes e talvez (perdão por voltar ao campo das probabilidades) esse show de ignorância política já seja conseqüência disso. Não entendo de política para afirmar isso.

    Notas de revisão:
    *1., *2  e *3.: Nesse meu questionamento, cabe uma nota de revisão: não sabia, mas já somos um dos países mais avançados do mundo em participação da população, que não o voto. Eu já conheço algumas, poucas, foi falta de informação minha e isso já é um assunto que pretendo abordar futuramente.
    *4: mantenho minha afirmação sobre as vantagens do poderio econômico no diálogo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário